Linux nas empresas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Muito tem se falado sobre Linux, código aberto, software livre, sistema operacional rápido e gratuito. Mas o que é isso tudo? E o que muda para mim que já estou no mercado de trabalho ou que estou iniciando agora? Não posso responder, mas posso afirmar que o mercado hoje em dia está exigindo bastante. Empresas de grande porte tem usado o linux como  sistema operacional, mas porque? Porque o Linux é um sistema operacional gratuito, leve, rápido e não dá aqueles bugs(o famoso ctrl+alt+Del do Windows).

Trechinho sobre linux e o mercado de trabalho
Até mesmo quem nunca mexeu no Linux sabe que esse sistema operacional ganha novos usuários a cada dia. Quem acompanha as notícias com mais freqüência sabe que a maioria desses novos usuários são empresas. O número de companhias que estão adotando o Linux é cada vez maior. Mas, se por esse lado o Linux alcança esse sucesso, por outro, o lado dos usuários domésticos, o mesmo não acontece. Não, isso não significa que o número de usuários "caseiros" não cresce. Isso acontece sim, mas numa proporção menor se comparado ao crescimento do Linux nas empresas. Por que será que existe essa diferença?
A adoção do Linux pelas empresas se deve, basicamente, aos seguintes motivos: custo/benefício e capacidade de operação. As companhias sempre buscam formas de cortar custos. Com o Linux, conseguem fazer isso evitando gastos enormes com a aquisição de licenças de software. É óbvio que tais empresas não adotam um sistema simplesmente por ser de baixo custo. É necessário que esse sistema satisfaça as necessidades da empresa. O Linux não só permite que isso aconteça como também proporciona ótima performance nas operações em que é destinado. As empresas podem usar o Linux para diversas funções, principalmente para aquelas relacionadas à redes.

Se você quiser saber mais sobre Linux e suas distribuições, clique aqui


Uma novidade!
A Integrar, nos meses de Março e abril estará implantando o curso básico de Linux (ubuntu10.10), caso tenhas interesse entre em contato conosco ou mande um e-mail que retornaremos.
E-mail: comercial.integrar@hotmail.com
Fone: 3031.3196

Abraços,
Ana Torales

0 comentários: